quarta-feira, 12 de outubro de 2016

12 de outubro: dia do consumismo

Descrição para cegos: imagem mostra uma foto antiga do deputado Galdino do Valle Fino ornada à direita por
chapéus de festa cônicos e fitas coloridas. Há ainda a legenda identificando-o como criador do Dia das Crianças.


Por Maria Clara Lima


        Mais uma data sendo utilizada como estratégia do capitalismo. O Dia das Crianças surgiu aqui no Brasil com o intuito de discutir os direitos e violações delas, mas só ficou conhecido quando a indústria de brinquedos passou a utilizá-lo para vender seus produtos.
        A visão distorcida do dia 12 de outubro estimula o consumismo infantil, prática que interfere no desenvolvimento da criança, que futuramente pode vir a ser um adulto frustrado, endividado e sem consciência de sustentabilidade.
       

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Desvendando o trabalho infantil


Descrição para cegos: a imagem é a capa da cartilha e mostra uma menina de costas pintando as cores verde e amarelo em uma parede. Acima há o título da cartilha, "Trabalho Infantil: 50 Perguntas e Respostas. Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente e Aprendizagem".

O Tribunal Superior do Trabalho tem disponível em associação com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, uma cartilha de 50 perguntas e respostas sobre o trabalho infantil, proteção ao trabalho decente do adolescente e aprendizagem. Essa cartilha foi elaborada em 2014 e recentemente atualizada. A intenção é responder às dúvidas mais frequentes acerca do tema, como, por exemplo, o que é trabalho em regime familiar. Confira aqui. (Carolina Jurado)