quinta-feira, 10 de março de 2016

Unicef faz campanha contra o casamento infantil

Descrição para cegos: foto mostra uma menina segurando um buquê de flores e
um adulto em um altar de casamento com uma grande janela de vidro fechada atrás deles.

Por Jeane Pontes

No dia em que se comemorava o Dia Internacional da Mulher, a Unicef divulgou a iniciativa para proteger crianças do casamento infantil. O vídeo apresentado mostra os momentos que antecedem uma cerimônia religiosa, mas o que parecia um conto de fadas não tem final feliz.
A noiva é uma criança de 11 anos que se prepara para encontrar o noivo, um homem de 35 anos. A garota recebe o abraço de uma senhora que chora em silêncio. Ao passar pelo corredor em direção ao altar, alguns convidados cabisbaixos presenciam a cena com pesar, uma criança forçada a casar-se com alguém que ela nunca viu e não ama, sem imaginar a consequência que aquele “sim” trará para sua vida.

terça-feira, 8 de março de 2016

Painel discute classificação indicativa de programação de emissoras de TV e rádio

Descrição para cegos: cartaz do painel mostra, no centro, uma menina sorrindo, com mão sobre
o queixo, assistindo à televisão. Da TV, sai uma ilustração abstrata colorida que fica entre o aparelho
e a criança. Há também informações sobre o evento, acima e abaixo da imagem central.
                                        
Por Júlia Brito

Nesta quarta-feira acontece o Painel Classificação Indicativa: a ação no STF e os riscos para a proteção de crianças e adolescentes, às 14h, no Memorial do Ministério Público Federal. O painel tem como objetivo debater a classificação indicativa e discutir a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2404, que, se for aprovada, vai permitir que as emissoras de rádio e TV aberta veiculem qualquer tipo de conteúdo em qualquer horário desde que informem a indicação de faixa etária. A ação, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), já havia sido interrompida pelo ministro Joaquim Barbosa em 2011 e até o momento tem apenas um voto contra sua aprovação e quatro a favor.