terça-feira, 21 de julho de 2015

Aplicativo traz emojis vítimas de violência

Descrição para cegos: imagem mostra vários emojis. Na primeira coluna, há o rosto de uma criança com o olho direito machucado, uma menina com o olho esquerdo machucado e um band-aid logo abaixo, um bebê recebendo um tapa no rosto, um emoji amarelo com o olho direito machucado e expressando medo e, por último, um rapaz com um balão pensativo com uma caveira dentro. Na segunda coluna, o rosto de um macaco assustado tapando as orelhas e ao lado o mesmo, só que tapando os olhos, uma menina triste e um balão com "*!?@#!" acima, um rapaz com o emoji de fezes na cabeça e por último duas mãos levantadas para cima. Na terceira coluna, há uma menina triste com o olho esquerdo machucado, um menino com o olho esquerdo também machucado e um band-aid na bochecha direita, um adulto e uma criança juntos e, na frente, uma taça de vinho, e por último, uma criança triste com uma fisionomia adulta não identificada por trás.

Por Joseany Pontes


         A ONG sueca Barnens Rätt i Samhället (Bris, que significa Direitos das Crianças na Sociedade) desenvolveu um aplicativo com uma linha de emojis chamada Abused Emojis (Emojis Abusados), para crianças expressarem situações de abuso e violência.
         Sabe-se que, muitas vezes, é difícil relatar essas situações com palavras. Com o aplicativo, espera-se abrir um canal que permita às crianças relatarem os problemas que vivenciam para facilitar o diálogo sobre o tema.



  A Bris é uma organização sem fins lucrativos que ajuda muitas crianças por meio de uma linha telefônica e página online. Como muitas delas não se sentem confortáveis para expor seus problemas ou até mesmo não sabem como descrevê-los, o Abused Emojis é uma ferramenta móvel que pretende simplificar essa comunicação.
       O aplicativo diponibiliza 15 figurinhas em diferentes circunstâncias, caracterizando situações de abusos físicos e psicológicos. São emojis com pensamentos negativos, com ferimento, emojis com copos de vinho, representando pais alcoólatras, e emojis tristes. Por enquanto, só estão disponíveis para sistemas iOS. A previsão é que, em algumas semanas, seja lançada a versão para sistema Android. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.