Legenda para cegos: Quatro crianças fazendo alongamento, 1 menina e 3 meninos |
Por Rebeca Pontes
De acordo com a Lei de número 9.394/96
a disciplina de Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação
Básica sendo o aluno passivo à liberação apenas em casos específicos. Segundo a
OMS (Organização Mundial de Saúde) todas as crianças e adolescentes deveriam fazer no mínimo 60
minutos de atividade física diariamente.
Um dos maiores males do século XXI, que vem sendo alertado em inúmeras pesquisas cientificas é o sedentarismo que atinge boa parte das criança e adolescentes. Não é à toa que muito se fala acerca dos malefícios dos eletrônicos, computador, celular, videogame e a
própria televisão, que são tidos como uma das principais distrações encontradas
pelas crianças para não fazer exercícios.
É tão verdade que esse é um assunto
abundantemente discutido que em muitas conversas entre pessoas acima de 20 anos
ao falar dos “jovens e crianças de hoje em dia” a grande maioria comentaria
coisas como “só querem saber de eletrônicos” ou “não brincam mais na rua”. E de
fato, com o avanço da criminalidade, principalmente nas metrópoles, capitais e
cidades mais urbanas, as crianças não possuem mais muita autonomia e liberdade
para brincar nas ruas, e acabam recorrendo à outros meios de diversão que por
muitas vezes as prendem no sofá de frente a televisores ou a computadores e
celulares.
Nesse cenário destaca-se com veemência
a importância do estimulo à prática de atividades físicas nas escolas e em suas
casas. E também a necessidade de um
maior incentivo de hábitos alimentares mais saudáveis, com uma menor quantidade
de gordura e carboidratos e uma maior inserção de frutas, verduras e legumes.
Segundo Adjane César, professora de
Educação Física do IFPB, especialista em Metodologia do Ensino da Dança e
treinamento desportivo, mestre em Educação Popular pela UFPB e doutora em
Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em
Portugal, “É muito importante que na escola as crianças aprendam
o máximo de atividades possíveis, não só os desportos, mas outras atividades
também”. Para ela o estimulo a práticas esportivas é importante, mas é
necessário que se mostre aos alunos que existem outras formas de se praticar
exercícios além dos esportes corriqueiros.
Adjane
ainda explicou que “nem toda criança gosta de esportes e educação física não é
só esporte. Nem todo jovem tem perfil de desportista tanto por questões
físicas, quanto psicológicas”. Ela disse que além dessas questões vê-se que a
gigante maioria das crianças e adolescentes que praticam esportes no período
escolar, param de praticá-lo após finalizar os estudos, e que é importante que
eles entendam que não podem deixar de praticar atividade física regular e que
existem outros meios de fazê-la.
Os
benefícios de uma vida com prática de exercícios físicos regulares são muitos,
para crianças destacam-se melhorias na capacidade respiratória e no sistema
motor, maior força muscular e flexibilidade, além de auxiliar no processo de
autoconhecimento. Tem-se como vantagens ainda o auxílio na concentração e no
desempenho das atividades escolares, no caso dos desportos ensina a ganhar e a
perder, e nos esportes coletivos a importância do outro e do convívio social.
A
prática de atividades físicas regulares auxilia no aumento da responsabilidade
dos jovens e os tornam adultos mais comprometidos com seus afazeres e com um
senso de certo e errado bem formado. O estimulo a práticas esportivas é extremamente
importante e atua como ponto determinante na criação de conceitos cidadãos.
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