quinta-feira, 13 de abril de 2017

Desigualdade econômica: o impacto na alfabetização




Descrição para cegos: foto mostra uma menina escrevendo em um quadro negro. Ela segura um giz em sua mão e parece estar concentrada. (Foto: Prefeitura Municipal de Itanhaém)
Por Clara Rezende



   “Quanto mais baixo o nível socioeconômico das escolas, menor o percentual de crianças com aprendizado adequado em Leitura, Escrita e Matemática”. Embora esse trecho seja impactante, é apenas um indicador da educação brasileira e faz parte do levantamento divulgado, no fim de março deste ano, pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), que tem como base os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), de 2014, que analisou o desempenho de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, em todo o país.
    De acordo com os dados da pesquisa, dentre as crianças do nível socioeconômico mais baixo da sociedade - cujas famílias têm renda de até um salário mínimo - apenas 45,4% obtiveram resultados adequados em leitura; 24,9% em escrita e 14,3% em matemática, conforme os padrões estabelecidos pelo Ministério de Educação (MEC).


    Já na camada econômica mais alta da sociedade, na qual a renda familiar está acima de sete salários mínimos, os dados são bem diferentes e chegam, na área de cálculo, a ser seis vezes maiores: 98,3% atingiram um nível de conhecimento apropriado em Leitura; 95,4% em Escrita e 85,9% em Matemática.
    As estatísticas apontam que a desigualdade também pode ser observada por localidade, uma vez que as regiões Norte e Nordeste apresentaram os menores índices percentuais de crianças com alfabetização adequada. A diferença entre essas áreas e o Centro-Oeste, terceira região com melhor desempenho, é, em todas as competências, igual ou superior a 19 pontos percentuais.
    O MEC classifica a alfabetização como adequada se alunos do Ensino Fundamental, ao concluírem o 3º ano e realizarem a ANA, atingirem pelo menos 425 pontos em Leitura, 500 pontos em Escrita e 525 pontos em Matemática.

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