Por Mariana Lira
Na manhã da última
terça-feira de maio (30) aconteceu o lançamento da campanha contra exploração
infantil, especificamente para o período de festas juninas. Trata-se de uma
iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT-PB) e do Serviço de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e está sendo promovida nas redes
sociais como #CampanhaChegadeTrabalhoInfantil.
O
evento aconteceu no Sítio São João, localizado no bairro do Catolé em Campina
Grande-PB. Houve apresentações artísticas para promover conscientização, como a
das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que
encenaram a realidade das crianças que sofrem com a exploração do trabalho e
também apresentaram o projeto denominado “Para não dizer que não falei das
flores”, que aborda exploração sexual infantil.
Depois
das apresentações foi oficialmente lançada a campanha. Na oportunidade, Raulino
Maracajá, Promotor do MPT-PB explicou o
projeto: “É uma ação Inter setorial, que envolve diversos órgãos
públicos (municipais, estaduais e federais), cada um contribui um pouco de
acordo com sua atribuição e essa junção de esforços vem trazendo diversos e
interessantes resultados positivos”.
Durante
os 30 dias de festa nas cidades de Campina Grande e Patos, o Ministério do
Trabalho realizará ações de fiscalização e buscas ativas dos comerciantes que
exploram mão de obra infantil, sujeitos a punições. A Campanha também visa
conscientizar a sociedade para que não apóie o comércio que dispõe da
exploração infantil.
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