Descrição para
cegos: imagem mostra cantina de uma creche, com crianças sentadas em várias
mesas, enquanto uma professora distribui a comida nos pratos. Outras três
auxiliam.
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Por Cynthia Silva
De 10,3 milhões de crianças brasileiras menores
de quatro anos, somente 2,6 milhões estavam matriculadas em creches ou escolas
em 2015. As outras 74,4%, ou seja, 7,7 milhões, não frequentavam nenhuma dessas
instituições.
Os dados fazem parte de estudo feito na
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), intitulado Aspectos dos cuidados das crianças de menosde 4 anos de idade , divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dessas, 7,7 milhões de crianças que ficam em casa, 61,8% de seus responsáveis manifestaram interesse em matriculá-las em creches ou escolas, o que representa o total de 4,7 milhões dos casos.
De acordo com o estudo, o interesse do
responsável em matricular as crianças em uma dessas instituições, cresce de
acordo com o aumento da idade, atingindo os maiores percentuais entre as
crianças de 3 anos de idade.
A educação infantil é
fundamental para o desenvolvimento da criança. A descoberta das habilidades, a
capacidade de socializar e conviver com as diferenças tem um grande peso na
formação desses cidadãos. O inciso IV do artigo 54 do
Estatuto da Criança e do Adolescente determina que é deve do Estado assegurar
atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade.
O Plano Nacional de Educação (PNE),
aprovado em 2014, estabeleceu como primeira meta a universalização da educação
infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos de idade até 2016 e o
aumento da oferta de educação em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das
crianças até 2024.
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