A professora Ana Luisa Nogueira de
Amorim foi a convidada da turma de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos do
curso de Jornalismo da UFPB para o V Colóquio sobre Infância e Adolescência,
ocorrido no dia 13 de outubro de 2016. Ela é Coordenadora do curso de Pedagogia
na modalidade a distância e vice coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos
sobre a Criança (Grupec) na Universidade Federal da Paraíba. Graduada em
Pedagogia, mestra e doutora em Educação pela UFPB, é especializada em Educação
Infantil. O Colóquio foi organizado por Carolina Jurado, Luíza Araújo, Maria
Clara Lima e Mary Jéssica.
CONFIRA O COLÓQUIO NA
ÍNTEGRA:
1 - Educação Infantil no
Governo Temer
-
A professora explica a evolução da Educação Infantil no Brasil e as
expectativas para essa diretriz no Governo Temer.
-
A convidada diz como surgiu essa instituição no país e como seu contexto
transitou de um modelo assistencialista para educacional.
3 - Projeto Escola sem
Partido
-
Neste vídeo, a professora aponta falhas na definição do projeto de lei que
impossibilitam a sua aplicação.
4 - Pedagogia Freiriana
-
Ana Luisa explica alguns pilares dessa pedagogia, citando diálogo,
conscientização e emancipação do sujeito, destacando porque esses aspectos levam
os adeptos do projeto Escola sem Partido a atacá-la.
5 - Reforma do Ensino Médio
-
A professora esclarece as propostas da reforma do Ensino Médio e quais são as suas
consequências para a construção social do indivíduo.
6 - Discussão de gênero nas
escolas
-
A convidada sugere não se limitar a esse parâmetro ideológico nas escolas,
devendo então ser trabalhada a humanização, levando em conta o respeito ao próximo.
7 - Presença masculina na
Educação Infantil
-
A professora aborda o preconceito contra a participação de homens nessa
atividade.
8 - A creche como
instituição educacional
-
Ana Luisa descreve o que caracteriza a educação infantil em creches.
9 - Expectativas para a educação
básica
-
Neste vídeo, a professora fala sobre a expectativa para a educação básica brasileira.
10 – Educação de pessoas com
deficiência
-
A professora destaca a falta de capacitação de profissionais para receber
alunos com deficiência.
11 - A importância do
horário na classificação indicativa
-
Ana Luisa aborda como a definição dos horários da classificação indicativa são
necessários para um desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
12 - Inserção de atividades
cotidianas na escola
-
A professora defende que a educação doméstica deve ser desenvolvida no ambiente
familiar.
13 - Bullying na escola
-
Neste vídeo, a professora comenta a preocupação das escolas quanto ao bullying
e ressalta a importância de discutir valores humanos desde a educação infantil.
14 - Práticas holísticas nas
escolas
-
Os benefícios dessas práticas não-convencionais são comentados pela convidada,
enfatizando sua importância como complemento de atividades primárias da
educação.
15 - O papel da escola e mudanças
sociais
-
A convidada explica porque a educação é fundamental para o exercício pleno da
cidadania.
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