quinta-feira, 30 de março de 2017

O impacto da disseminação de consumo para crianças


Descrição para cegos: em primeiro plano, no centro da foto, aparece um menino de costas encarando uma televisão que, por estar em segundo plano, está desfocada.

A psicóloga e pesquisadora Raquel Moreno produziu um texto para Rede Brasileira Infância e Consumo (Rebrinc) que debate a problemática do consumo na vida das pessoas, e atenta ao impacto no desenvolvimento das crianças. Nele é citada a falta de maturidade dessas de verem esse conteúdo mercadológico de forma crítica e, por isso, vulneráveis a valores que as adultizam precocemente. No texto ainda é apresentada uma solução para proteger a infância a partir de três pilares: família, escola e mídia. Todavia, essas não cumprem seu papel, principalmente a mídia, que dissemina constantemente o consumismo. Para ler o texto completo, clique aqui. 
(Mateus Araújo)

segunda-feira, 27 de março de 2017

Síria: crianças “atingem o fundo do poço” em 2016


Descrição para cegos: foto mostra um menino, em meio a escombros, agindo como quem procura algo. A criança parece estar confusa. (Foto de Freedom House)

Por Clara Rezende

        Pelo menos 652 crianças sírias foram mortas, somente no ano de 2016, em decorrência dos conflitos no país, o que indica um aumento de 20% no registro desses casos em relação ao ano anterior. Essa é apenas uma das tristes estatísticas apontadas pelo relatório divulgado, no último dia 13, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

terça-feira, 14 de março de 2017

Trabalho infantil no carnaval de Salvador

Descrição para cegos: foto mostra uma menina rodeada por frutas e verduras expostas como se estivessem à venda em uma feira. A garota, na posição de vendedora, olha diretamente para a câmera. (foto de Rodolfo Magalhães)
Por Mateus Araújo

        Na última segunda-feira (6), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) divulgou o número de casos atendidos pelo Observatório de Violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes que atuou durante sete dias no carnaval de Salvador, e apontou o trabalho infantil como causa principal das ocorrências.


terça-feira, 7 de março de 2017

Adultização precoce: problema para a vida inteira

Descrição para cegos: foto mostra, em primeiro plano, uma menina aplicando maquiagem enquanto se olha no espelho, tendo uma outra criança ao seu lado encarando o processo. Ao fundo encontra-se uma multidão, predominantemente adulta, alheia à situação.

Por Mateus Araújo

Parece que a cada ano fica mais difícil delimitarmos até que idade uma criança ainda pode ser chamada assim. Os valores se interceptaram e hoje, principalmente com o advento da publicidade infantil, fizeram com que essas crianças não sejam mais apenas isso, mas versões menores dos seus pais, ou seja, pequenos adultos.