quarta-feira, 12 de outubro de 2016

12 de outubro: dia do consumismo

Descrição para cegos: imagem mostra uma foto antiga do deputado Galdino do Valle Fino ornada à direita por
chapéus de festa cônicos e fitas coloridas. Há ainda a legenda identificando-o como criador do Dia das Crianças.


Por Maria Clara Lima


        Mais uma data sendo utilizada como estratégia do capitalismo. O Dia das Crianças surgiu aqui no Brasil com o intuito de discutir os direitos e violações delas, mas só ficou conhecido quando a indústria de brinquedos passou a utilizá-lo para vender seus produtos.
        A visão distorcida do dia 12 de outubro estimula o consumismo infantil, prática que interfere no desenvolvimento da criança, que futuramente pode vir a ser um adulto frustrado, endividado e sem consciência de sustentabilidade.
       

        Em cada país se tem um dia para homenageá-las, alguns se assemelham ao estilo do Brasil, outros se diferem.
Em Portugal, 1º de junho foi a data escolhida para chamar a atenção para os problemas que as crianças enfrentavam, e é comemorada com atividades lúdicas.
Nos Estados Unidos não existe data fixa, mas normalmente é comemorada nas primeiras semanas de junho. Como aqui, prevalece o estímulo ao consumo e algumas brincadeiras.
No Canadá, um dos países que não utiliza a data como marketing, ocorre no dia 20 de novembro, comemorando a adoção da Declaração Universal dos Direitos das Crianças pelas Nações Unidas, em 1959.
Na Austrália, a quarta semana de outubro é considerada a “Semana da Criança”, na qual a data principal é a quarta-feira. A cada ano um tema diferente é trabalhado, para que assim os pequenos usufruam dessa fase da vida de forma saudável com gincanas, jogos e esportes.
O Brasil foi um dos primeiros países a criar o Dia das Crianças, em 1924. Foi proposto pelo deputado federal Galdino do Valle Fino, do Rio de Janeiro, como data para lembrar os direitos da infância.
Infelizmente a sociedade não conhecia a data até 1950, quando a fábrica de brinquedos Estrela utilizou-a para criar a “Semana do Bebê Robusto”. Desde então o país a comemora comprando presentes para os pequenos e esquecendo dos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.