quinta-feira, 12 de junho de 2014

Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil

Imagem: Divulgação. Descrição para cegos: cartaz da campanha mostra, em fundo vermelho e letras brancas, "12 de junho" e embaixo "Dia contra o trabalho infantil" dispostos no canto superior direito. No meio, há "Cartão vermelho ao trabalho infantil", com o símbolo do FNPETI disposto por trás de parte da palavra infantil. O símbolo é um um cata-vento em que cada parte há uma cor: amarelo, vermelho, laranja, verde e azul. No canto inferior direito, há as marcas da Unicef, FIFA, OIT e FNPETI.

Hoje, dia 12 de junho, é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Buscando conscientizar as pessoas, anualmente, desde 2002, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) lança uma campanha convocando os trabalhadores, empregadores e governos a mobilizarem-se contra essa forma indevida de atividade.

Este ano, com a Copa, a ação denominada “Todos juntos contra o trabalho infantil” tem como tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” e seu símbolo é o cata-vento. Com cinco pontas coloridas que representam os continentes, a representação de sentido lúdico ainda expressa alegria, movimento, sinergia e a realização de ações permanentes
para prevenção e erradicação do trabalho infantil.

Neste dia 12 a campanha foi lançada mundialmente, exceto no Brasil, que devido ao início dos jogos da Copa do Mundo, teve o lançamento antecipado. Em João Pessoa o evento aconteceu no último dia 3, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundac (Fundação do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida).

A ação conta com parceria dos Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e demais entidades que atuam nessa área.

As peças da “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” podem ser utilizadas gratuitamente e os interessados devem fazer o download no site www.oit.org.br/cartaovermelho.

Para mais informações, acesse o site www.fnpeti.org.br.

Dê você também um Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil: DENUNCIE!


Maryjane Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.