quinta-feira, 10 de março de 2016

Unicef faz campanha contra o casamento infantil

Descrição para cegos: foto mostra uma menina segurando um buquê de flores e
um adulto em um altar de casamento com uma grande janela de vidro fechada atrás deles.

Por Jeane Pontes

No dia em que se comemorava o Dia Internacional da Mulher, a Unicef divulgou a iniciativa para proteger crianças do casamento infantil. O vídeo apresentado mostra os momentos que antecedem uma cerimônia religiosa, mas o que parecia um conto de fadas não tem final feliz.
A noiva é uma criança de 11 anos que se prepara para encontrar o noivo, um homem de 35 anos. A garota recebe o abraço de uma senhora que chora em silêncio. Ao passar pelo corredor em direção ao altar, alguns convidados cabisbaixos presenciam a cena com pesar, uma criança forçada a casar-se com alguém que ela nunca viu e não ama, sem imaginar a consequência que aquele “sim” trará para sua vida.

O casamento infantil nega os direitos da criança e do adolescente a milhões de meninas ao redor do mundo. Ao ser forçada a essa realidade a criança está tendente a abandonar a escola, sofrer abusos e violência doméstica pelo seu cônjuge, e contrair doenças sexualmente transmissíveis. Além de ter complicações durante a gestação ou no momento do parto, por seu corpo não está totalmente preparado para uma gravidez.
O objetivo dessa iniciativa é conscientizar as famílias e a comunidade sobre os riscos do matrimonio infantil, evitar que mais meninas sejam forçadas a se casar em 12 países da África, Ásia e Oriente Médio e apoiar as que já se casaram através de acesso a educação e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.