quinta-feira, 16 de junho de 2016

Unicef pesquisa abusos online

Descrição para cegos: ilustração mostra uma galáxia com fundo preto estrelado e na frente, centralizado,
um planeta composto por logotipos de várias redes sociais, como Facebook, Yahoo, YouTube, entre outras.

Por Júlia Brito

A internet pode oferecer muitas comodidades para os usuários e as oportunidades de comunicação disponibilizadas pelas redes sociais são muitas. Mas o uso inconsequente dessa ferramenta pode ser danoso. Por isso a Unicef, com a colaboração do Instituto Ipsos, realizou um estudo sobre os riscos de abuso online.

O estudo Perils and Possibilities: Growing up online (Perigos e possibilidades: Crescendo on-line) da Unicef/Ipsos alerta para os riscos de abusos sexuais online. A base do estudo foi uma pesquisa de opinião que entrevistou 10 mil adolescentes de 18 anos, em 25 países, incluindo o Brasil.
Do total de entrevistados, 53% concordam que existem riscos ao usar a internet, e reconhecem que seus amigos têm comportamentos de risco na rede. Ainda assim, a maioria acredita que não será alvo de abuso ou bullying online. Os dados também mostram que as meninas parecem mais preocupadas com a segurança online do que os meninos e que elas, mais do que eles, estão dispostas a contar para alguém caso se sintam ameaçadas.
Esse estudo incentiva o uso seguro da internet pelos adolescentes, e, segundo a Unicef, “amplificar as vozes dos jovens e nos ajudar a entender uma geração que está crescendo online”.

Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.
Para acessar a pesquisa (disponível somente em inglês), clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.