domingo, 23 de abril de 2017

Projeto Social premia ideias transformadoras

Descrição para cegos: imagem de fundo branco com desenhos: uma lâmpada no centro, 3 bandeiras em volta, nas quais se lê as palavras "Mudança", "Prêmios" e "Ideias". Uma maleta, uma peça de quebra-cabeça, um globo terrestre, duas setas circulares, um símbolo de wifi e silhueta de três pessoas "conectadas" espalhados pela imagem.
Por Mariana Lira

A iniciativa “Criativos da escola”, organizada pelo Instituto Alana, sugere que as próprias crianças e jovens desenvolvam projetos que transformem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas histórias de mudança. É proposto um Desafio, no qual os alunos desenvolvem projetos com soluções criativas para transformar a realidade. Dos projetos inscritos, 11 serão selecionados para premiação.

As ideias vencedoras ganharão 1.500 reais para investir na proposta, os educadores que orientaram os alunos receberão 500 reais e três estudantes de cada equipe, acompanhados de um educador, viajarão para o Rio de Janeiro (RJ), onde participarão de oficinas, vivências e atividades culturais, além do evento de celebração.
Os pilares centrais do projeto são o protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe, buscando envolver e estimular alunos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades. A ação faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 45 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.
Este ano ocorre a 3ª Edição do Desafio Criativos da Escola, cujas inscrições tiveram início no dia 10 de abril e vão até o dia 1º de outubro. Elas podem ser feitas no site do Projeto, no qual o Regulamento também se encontra disponível.
Podem participar estudantes que estejam no Ensino Fundamental I e II ou Ensino Médio e/ou educadores de todo o país que desenvolvam projetos (em andamento ou já finalizados) em escolas públicas, privadas, organizações não-governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros.
Na edição do ano passado, os prêmios foram destinados a propostas para preservar o meio ambiente, fortalecer direitos humanos e estimular a participação política, dentre eles, o projeto Entre versos e rimas: História e cultura local da Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, da cidade cearense Cascavel.
No site estão disponíveis todas as atividades premiadas anteriormente, além de vídeos que relatam as transformações de histórias nas escolas e comunidades. E também material de apoio para os educadores interessados. Confira aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.