quarta-feira, 5 de abril de 2017

O espelho da gravidez na adolescência


Descrição para cegos:cartaz do documentário Meninas que mostra a barriga de uma gestante com um efeito que faz aparecer sobre ela uma favela. 
Por Cynthia Silva

Lançado em 2006, o documentário Meninas, da diretora Sandra Werneck, conta a história de quatro garotas que compartilham muitas coisas em comum, a realidade social em que vivem, a gravidez precoce e o desafio de encarar a vida adulta antes do tempo.


O filme aborda de forma singular e livre de preconceitos a história das quatro adolescentes: Luana, de 15 anos, que diz ter planejado a gravidez, mora com a mãe e mais cinco irmãs mais novas no Morro da Macaca; Evelin, que no dia em que completa 13 anos descobre-se grávida do namorado de 21 anos, ex traficante de drogas; e Edilene, de 14 anos, que engravidou do namorado e além de enfrentar a gravidez na adolescência encara também um triângulo amoroso, pois seu namorado engravidou ao mesmo tempo Joice, de 15 anos.
Meninas traz questionamentos subentendidos ao longo do filme, não se limitando apenas à problemática da gravidez na adolescência, mas desnudando também a realidade de uma comunidade. As condições sociais em que estão inseridas, a infância se perdendo em meio a adultização precoce, o sexo como válvula de escape, o encanto em torno do tráfico. Sandra Werneck traz uma abordagem diferente e através do olhar e voz das jovens conceito pré-estabelecidos são rompidos.
Com uma hora e onze minutos de duração, Meninas desperta no telespectador um incomodo pela abordagem diferenciada. As histórias das protagonistas não se interligam diretamente, mas se completam. São histórias que se repetem todos os dias com jovens que acabam adquirindo uma responsabilidade antecipadamente e vão descobrindo precocemente as dificuldades da vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.