sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Encontro debateu atuação de jovens nas eleições

Descrição para cegos: foto do auditório onde aconteceu o evento. O local está com todas poltronas ocupadas por jovens. Em primeiro plano, à direita, um rapaz fala ao microfone.
Por Jayane Souza
       Participação de adolescentes do Ensino Médio nas eleições, o respeito à identidade de gênero, a violência policial e a juventude negra. Essas foram pautas do Encontro de Experiências de Participação Cidadã ocorrido no dia 27 de outubro, no Rio de Janeiro. Participaram do evento jovens ativistas dos movimentos negros, LGBTI e indígenas, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
       
       Na ocasião, foi lançada a campanha #PartiuMudar, que tem por objetivo estimular a participação de alunos do Ensino Médio, entre 14 e 18 anos, a envolverem-se de forma ativa das eleições. A iniciativa é da Unicef em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e será estendida para todo o país, em uma plataforma online que disponibilizará material educativo sobre representação política.
        Todos os ativistas usaram o evento como oportunidade para pedir acesso a uma cidadania plena, com direitos e deveres garantidos. Os militantes da causa negra, por exemplo, discorreram sobre a ausência de representatividade na sociedade e de segurança, no caso de negros envolvidos em ocorrências com policiais, alegando a falta de preparo da categoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.