quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Operação flagra crianças trabalhando em lixão

Descrição para cegos: imagem mostra um garoto andando em meio ao lixo. Nela, pode-se observar grande quantidade de pombos e urubus.

Por Gislayne Borges

Na cidade de Boa Vista, em Roraima, uma operação realizada pelo Grupo Especial de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho identificou 118 crianças e jovens em situações consideradas como piores forma de trabalho infantil, de acordo com a Lista TIP, de nº 6481, listagem que considera as atividades prejudiciais à saúde e segurança da criança.
Dentre os locais inspecionados pela fiscalização, como feiras públicas, carvoarias e aterros sanitário, o lixão obteve a situação mais grave. A operação flagrou pelo menos 13 crianças trabalhando na coleta de dejetos e algumas delas moravam em meio ao lixo, expostas a doenças e infecções.



O Grupo Especial solicitou à Sanepav Ambiental, empresa responsável pela administração do local, uma solução imediata para a condição do lixo. A Sanepav também foi autuada com 12 infrações relacionadas às Normas de Segurança e Saúde. Para as crianças que estavam no local, foi determinado o afastamento imediato, visto que estavam em situação grave de risco.
Outros locais inspecionados pelo Grupo Especial, como as feiras livres no bairro de Pintolândia, 48 crianças foram encontradas em situação de risco e outras 56 em outros pontos da cidade.

A operação foi finalizada no dia 11 de outubro e os resultados foram apresentados em reuniões internas com as autoridades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.