sexta-feira, 31 de outubro de 2014

2º colóquio sobre infância e adolescência - Professora Maria Lígia Malta

Descrição para cegos: foto mostra Lígia Malta gesticulando. Ela está
sentada, na mesa há vários cadernos abertos e, à frente, a câmera
filmando-a, com ela aparecendo no visor.

Na quarta-feira, 8 de outubro, os alunos de Jornalismo da UFPB Bruna Cairo, Lucas Lourenço e Tâmara Luana realizaram um colóquio sobre infância e adolescência para a disciplina Jornalismo e Cidadania. A professora convidada foi Maria Lígia Malta Farias, Coordenadora do Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas, no Campus I da UFPB, e vice-Coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos.

Seguem os vídeos do colóquio.

No primeiro vídeo, Lígia Malta fala sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente e das responsabilidades da família, da sociedade e do Estado na garantia desses direitos.




Neste vídeo a professora aborda quais medidas devem ser tomadas para prevenir e combater a exploração sexual de menores. Ela também comenta o rebatismo da Lei da Palmada para Lei Menino Bernardo.




Aqui a professora Lígia Malta fala sobre o que a legislação estabelece para o trabalho infantil.



Lígia Malta defende a necessidade de mudanças no processo educacional para que a escola se torne um local atrativo para crianças e adolescentes e assim seja reduzida a evasão escolar.



Neste vídeo a professora Maria Lígia Malta aborda a polêmica acerca da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Dentre outras coisas, ela explica que, na legislação brasileira, a responsabilidade penal começa aos 12 anos de idade.



Neste vídeo o tema é adoção. A professora explica que fatores como idade, gênero e etnia interferem na escolha dos adotantes.



Neste vídeo a professora reporta-se às taxas de natalidade, a planejamento familiar e orientação para que mulheres com muitos filhos tenham acesso a educação e profissionalização.



A última questão levantada no colóquio com a professora Maria Lígia Malta é sobre as medidas socioeducativas aplicadas aos menores infratores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.