quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Filme “De Menor” coloca em pauta discussão sobre maioridade penal

Descrição para cegos: imagem mostra o pôster do filme De Menor, no qual aparece uma menina agachada de costas na beira do mar com a mão direita sob a areia. Na parte superior está os prêmios que o filme recebeu e embaixo o título seguido de sua descrição. Abaixo da menina está as marcas dos apoiadores. 

A história, roteirizada e dirigida pela cineasta paulista Caru Alves de Souza, traz de forma sutil e poética a convivência da defensora pública Helena (Rita Batata) com os adolescentes infratores da cidade de Santos, ao mesmo tempo em que tem de assumir o papel de mãe na relação com seu irmão Caio (Giovanni Gallo). O ponto de tensão da trama se dá no momento em que a advogada se depara com a realidade do seu trabalho intrinsecamente ligada à sua vida pessoal, quando seu irmão, após ter cometido um ato infracional, passa a receber o mesmo tratamento dos menores defendidos por ela.
O longa ficcional traz em sua atmosfera delicada e bem construída, um tom de militância, abrindo o debate sobre a maioridade penal e traçando de forma precisa o perfil do menor infrator, na maioria das vezes negro, de pouca ou nenhuma escolaridade e em situação de vulnerabilidade social. De Menor expõe a relação desses jovens com sistema judiciário brasileiro. Judiciário este que, quase sempre, assume um caráter inquisidor e alheio ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
A inserção de um adolescente infrator, branco e de classe média no centro da narrativa é mais um ponto que chama atenção nessa produção. A proposta foi a de quebrar paradigmas e questionar o julgamento feito por advogados e juízes diante de um jovem longe dos estereótipos de negro e pobre, comuns à maioria dos infratores. Caru Alves conseguiu, através de uma proposta original, trazer à tona uma discussão vital para o processo democrático. Sua obra cumpriu o papel político de um cinema engajado com as questões sociais. Ao passo em que é arte, De Menor também é denúncia. (Lucas Lourenço)                                                                                                                                                                                    Para ver o trailer do filme, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.