segunda-feira, 17 de julho de 2017

VI Colóquio sobre infância e adolescência, com Marlene Araújo

Descrição para cegos: foto da professora Marlene Araújo falando no colóquio. Em primeiro plano, aparece a câmera, em cujo visor se vê a imagem sendo captada.

A professora Marlene de Melo Barboza Araújo foi a convidada da disciplina de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos do curso de Jornalismo da UFPB para o VI Colóquio sobre Infância e Adolescência, realizado no dia 18 de maio de 2017, coincidentemente, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A docente do Departamento de Serviço Social integra, como pesquisadora, o Setor de Estudos e Pesquisas Sobre Crianças e Adolescentes e o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, ambos na Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Serviço Social pela UFPB e doutora em Serviço Social pela UFRJ, fala com propriedade sobre exploração do trabalho infantil, medidas socioeducativas para jovens infratores e políticas de proteção social a crianças em situação de violência sexual. O Colóquio foi organizado por Cynthia Silva, Maria Clara Rezende, Mariana Lira, Mateus Araújo e Raquel Pimentel.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA

1- A importância do dia 18 de maio
A professora fala sobre a importância da data e o real sentido de violência sexual, fenômeno social e histórico baseado na ideologia patriarcal, de poder e adultocêntrica. Explica a diferença entre abuso e exploração sexual e como perceber sinais que podem identificar alguma violência e prevenir tais atos.




2- Violência sexual e culpabilização
A convidada fala dos impactos da violência sexual e da culpabilização na vida das crianças, adolescentes e de seus responsáveis. Enfatiza necessidade de orientar a população para a identificar sinais dessa violência e destaca a importância de políticas para acompanhamento das vítimas.



3- Publicidade infantil
Neste vídeo, a professora comenta a dificuldade de controlar a publicidade infantil, apesar do que está posto na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente.



4- Trabalho infantil no meio artístico
A convidada fala sobre a inserção de crianças no meio artístico. Como se dá o acompanhamento dessas crianças para evitar a exploração do trabalho infantil. E sobre como denunciar esses casos.



5- Trabalho infantil doméstico
A professora faz uma explanação acerca do trabalho infantil em um contexto geral. Em seguida, aborda o trabalho infantil doméstico abordando a cultura da naturalização e a dificuldade de identificação desse tipo de exploração.



6- Trabalho infantil em empreendimento familiar
No vídeo, a professora aponta casos em que o trabalho infantil é tido como natural e enfatiza a violação dos direitos das crianças submetidas a essa situação. Ela complementa falando da ausência de políticas públicas voltadas para a infância, principalmente em condição socialmente vulnerável. 



7- Reforma do ensino médio
A professora Marlene diz que a reforma do Ensino Médio foi implementada de maneira indevida. Ela ressalta o impacto que causará na formação dos jovens, que não serão mais motivados a pensar e refletir, mas a ter uma formação voltada exclusivamente para o mercado de trabalho.



8- Educação infantil
A convidada aborda os direitos da primeira infância assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente, entre eles, o do benefício da creche. Ela destaca a importância desse benefício para um desenvolvimento sadio. 



9- Redução da maioridade penal
Marlene Araújo aponta os motivos que levam os adolescentes infratores a ingressarem no crime, como a precariedade vivida durante a infância, por exemplo. Ela argumenta que o consumismo também influencia no desvio de conduta dos jovens. Por fim, se posiciona contra a redução da maioridade penal e afirma que a solução mais viável para o problema é o investimento na educação. 



10- O Sistema de Garantias de Direitos
Neste vídeo, a professora explica como o Sistema de Garantias de Direitos atua para o controle, defesa e promoção das normas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.