quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Depressão infantil não é personalidade

Descrição para cegos: mostra um urso de pelúcia, em seu colo existe uma placa com a  figura de um rosto triste.
Por Maria Clara Lima

        A depressão não atinge apenas adulto. Infelizmente, crianças também estão ficando depressivas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 20% das crianças e adolescentes apresentam sintomas da doença.
Aqui no Brasil não se tem dados estatísticos comprovados, porém o Ministério da Saúde pressupõe que de 1% a 3% da população de 0 a 17 anos sofrem com esse mal.

Uma criança com depressão que não obtém o devido tratamento pode ter sequelas futuras, pois o desenvolvimento físico e psicológico é afetado. Outra fatalidade decorrente dela é o suicídio.
O site Centro Apoio disponibiliza um artigo da psicóloga Marina Teixeira Vásquez sobre a depressão infantil  , no qual explica a dificuldade de se perceber a doença em crianças, as causas, os sintomas mais comuns e o tratamento adequado.
As causas podem variar, mas tudo aquilo que estressa e desgasta a criança com frequência pode desencadear a doença.Outro fator pode ser a hereditariedade; a psicóloga afirma que filhos de pais depressivos correm mais riscos de sofrer esse mal.
Por isso, é importante observar os sintomas que, para a Marina Teixeira, a depender da intensidade da doença, se apresentam na forma de angústia, pessimismo, agressividade, falta de apetite, isolamento, sentimento de inferioridade, interesse por suicídio, etc.
        Para o tratamento, o artigo da psicóloga Marina Teixeira Vásquez aponta como importantes a psicoterapia e a colaboração dos pais, responsáveis e professores no processo de intervenção, além da medicação prescrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.