quarta-feira, 31 de maio de 2017

Projeto audiovisual reinsere jovens infratores

Descrição para cegos: captura de um dos vídeos do TV Degase. Nela estão um rapaz e uma moça. Ele está fotografando algo que está diante deles.

Por Mateus Araújo
       
        No Rio de Janeiro, foi criado um projeto audiovisual que funciona dentro de uma unidade de internação para jovens que infringiram a lei. Trata-se da TV Novo Degase (TVND)que tem o objetivo de reinseri-los na sociedade os incentivando a produzir conteúdo semanal para um canal no YouTube.
        Todos os vídeos são produzidos por esses jovens de 12 a 17 anos que, na instituição, recebem aulas para desenvolverem as competências em roteiro, direção, produção, câmera e realização de entrevistas. Essas aulas, seguindo características atraentes e criativas de um estúdio de TV, propiciam o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança dos participantes.


Funcionando desde 2010, o projeto, que forma 160 jovens por ano, foi criado pelo Departamento Geral das Ações Socioeducativas (Degase), ligado à Secretaria de Educação do Estado do Rio. Tem como uma das principais finalidades a promoção do resgate da identidade dos adolescentes em conflito com a lei, de modo a retirá-los do tráfico de drogas.
Em entrevista ao Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio) um dos jovens alunos da TV Degase afirmou: “só de olhar, parece que eu me apaixonei por aquilo. Achei um lugar que eu me encaixei legal”. Por fim, anunciou que ao sair da unidade de internação pretende ser jornalista: “Meu sonho é ver o meu nome aparecer na televisão. Vocês ainda vão me ver em todo o Brasil fazendo reportagens”.
Para os jovens que saem do regime interno e pretendem continuar trabalhando com produção de vídeo, é oferecida a opção do Na Pista TV. Tendo o mesmo coordenador da TV Degase, Eduardo Caon, o “Na Pista” tem o objetivo de absorver os alunos da TV Novo Degase até os 21 anos, oferecendo aulas para aperfeiçoar a linguagem do audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.