segunda-feira, 29 de abril de 2019

Brincadeira de criança como é bom!

Descrição para cego: No primeiro plano mostra um grupo de 6 crianças de cidades variadas pulando corda, com o auxílio de uma adulta. Ao fundo outras crianças estão em fila realizando atividades no parque.                                                                                    Foto: Internet   


Por Julia Oliveira

     Vivemos cercados de tecnologia. Muitas soluções estão na palma de nossas mãos. O lazer e entretenimento também estão nos aparelhos eletrônicos. E as crianças estão usando com mais frequência os aparelhos tecnológicos. É perceptível o aumento de canais no YouTube voltado para o público infantil, além de jogos e aplicativos. Mas o que muitos pais esquecem é que o excesso de tecnologia não faz bem.


     Os prejuízos são múltiplos, desde a saúde física, mental e emocional. Por este motivo é importante cada vez mais incentivá-los a brincarem ao ar livre ou de forma lúdica. As brincadeiras trazem diversos benefícios para as crianças. Cada brincadeira pode oferecer um ensinamento diferente. Além de desenvolverem noções espaciais e de tempo, elas podem ensinar valores sociais.

     As brincadeiras que envolvem atividades físicas podem auxiliar na prevenção da obesidade, desenvolver o equilíbrio, atenção, coordenação motora, fortalece os músculos. Numa brincadeira de pega- pega, a criança pode desenvolver sua agilidade. Pular corda pode auxiliar na noção de ritmo, vivo ou morto na percepção auditiva e reflexos.

     A criatividade das crianças também aumenta quando elas brincam, pois não vão estar cercadas de coisas prontas que vão apenas consumir. Elas vão ter fatores surpresas externos que desenvolverão a criatividade. A autonomia das crianças também é despertada quando elas brincam, novos desafios são propostos e elas precisam criar soluções para eles.

    As relações sociais permeiam a nossa vida desde a infância até o final de nossa vida. Nas brincadeiras é possível desenvolver o sentimento de partilha, união, equipe, entre outros que estimulam a boa convivência e a empatia.

    Diante tantos benefícios proporcionados pelas brincadeiras, cabe aos pais e responsáveis incentivarem a prática destas atividades. Além de proporcionarem a seus filhos momentos divertidos, eles estarão promovendo o crescimento saudável dos pequenos. Parquinhos infantis, ambientes ao ar livre são boas opções. E a participação de outras crianças e dos próprios pais é parte do incentivo.

2 comentários:

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.