terça-feira, 30 de abril de 2019

Plataforma auxilia a identificar cenário infantil


Descrição para Cegos: Em cima de uma superfície de madeira há dados de diferentes tamanhos e cores com letras maiúsculas e minúsculas. Há também em tamanhos menores formas geométricas. Acima há as palavras: "Liberdade" e "Dignidade" de forma colorida. Imagem: Abrinq

Por Neia Alves

        A Fundação Abrinq tem em sua base a plataforma de consulta "O Observatório da Criança e do Adolescente", que consiste em organizar e facilitar informações e indicadores de origem pública e privada sobre bem-estar e qualidade de vida do público de faixa etária de 0 a 18 anos.


  Em sua tela inicial o site relembra ao navegante em forma de vídeo, os Direitos da Criança e do Adolescente  e realiza uma breve apresentação da finalidade do projeto.

   Os usuários podem rapidamente pesquisar informações de como está o retrato da saúde, os indicadores de educação, e a violência por estado no território brasileiro, por exemplo, e realizar comparações. A plataforma auxilia também em sugerir soluções para problemas sociais que mais afetam o público infantojuvenil.

       Dados sobre alfabetização, cultura e lazer, educação indígena, educação infantil, moradia, mortalidade na infância, medidas socioeducativas, segurança alimentar e nutricional, saneamento básico, saúde bucal, saúde materna e neonatal, saúde sexual e reprodutiva, trabalho infantil e sistema de garantia de direitos são algumas das temáticas que podem ser exploradas na plataforma.

      As Informações são alimentadas através de dados disponibilizados por fontes oficiais como: Instituições relacionadas ao Governo Federal, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE) e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) também colaboram de forma secundária para atualização dos dados.  

  Além disso o projeto conta com uma Agenda Legislativa online para acompanhar o andamento de muitas matérias legislativas que impactam os direitos das crianças e adolescentes. O Observatório da Criança e do Adolescente foi lançado em 2015, e as Informações encontradas podem ser  compartilhadas nas principais redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.