terça-feira, 6 de junho de 2017

Autcraft: jogo que ajuda crianças autistas

Descrição para cegos: boneco virtual de blocos do jogo Minecraft olhando para um porco também de blocos. Ao fundo, blocos de terra cobertos por grama, característicos do jogo.
Por Mariana Lira

Semelhante ao Minecraft, jogo online que agrada grande parte das crianças, o Autcraft  foi criado para os jogadores com TEA (Transtorno do Espectro Autista), com intuito de proporcionar um espaço protegido do cyberbullying.
Stuart Duncan criou o Autcraft em 2013 e atualmente conta com cerca de oito mil usuários. Ele se preocupa com o tratamento que as crianças recebem em interfaces online, jogando com todo tipo de pessoa. Por isso, Duncan desenvolveu uma plataforma “troll-free”, isto é, livre de pessoas mal-intencionadas.

Autistas podem ter dificuldades de se comunicar, criar laços e até para aprender. Em um ambiente virtual em que eles sintam segurança, essas condições podem ser diminuídas, como acontece no Autcraft. O desenvolvedor do game afirma que é possível errar sem que isso assuste o jogador.
        O próprio Duncan é portador do Espectro Autista e acredita na importância de um ambiente acolhedor para um melhor desenvolvimento. “Essas pessoas que nunca fizeram amigos na vida agora estão criando laços de amizade com outras pessoas dentro do jogo, assim como os pais estão tendo mais facilidade em ajudar os seus filhos e se conectar a eles de uma forma que nunca imaginaram antes”, explica Duncan em matéria publicada no Mashable.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.