segunda-feira, 19 de junho de 2017

Causas evitáveis matam 3 mil adolescentes por dia

Descrição para cegos: ilustração com dados do relatório mostra, desenhados, uma garota asiática e um menino negro, ambos sorridentes, carregando material escolar. Em segundo plano, há a silhueta de dois outros jovens. Traz escrito: “Três mil adolescentes morrem todos os dias. Quase todas essas mortes são evitáveis. Top 5 das causas de mortes em adolescentes de idades entre 10 e 19 anos: 1. Acidentes de trânsito; 2. Pneumonia (inclui outras infecções no trato respiratório inferior); 3. Suicídio; 4. Doenças diarreicas; 5. Afogamento”. 
Por Clara Rezende

A Organização Mundial de Saúde, em parceria com outras instituições, alerta no relatório Global Accelerated Action for the Health ofAdolescents (AA-HA!): Guidance to Support Country Implementation que, em 2015, a cada dia, mais de três mil adolescentes morreram, no mundo, por causas evitáveis, totalizando 1,2 milhões de mortes.

O levantamento analisa o ano de 2015 e indica que o maior número de falecimentos foi registrado em países africanos e no sudeste asiático. Além disso, ressalta que essa separação dos dados por localidade, gênero e idade é essencial para identificar necessidades e traçar medidas mais eficazes para diferentes grupos de adolescentes.
As lesões no trânsito foram as principais causas de morte entre adolescentes em todo o mundo, principalmente de garotos situados na faixa etária dos dez aos 19 anos. No entanto, entre as meninas é possível perceber uma distinção entre as idades: as mais novas, dos dez aos 14 anos, faleceram principalmente por infecções no trato respiratório inferior, já aquelas dos 15 aos 19 anos, foram majoritariamente vítimas de complicações na gravidez.
Outras causas também se destacaram em todas as regiões, como a autoagressão, doenças diarreicas e afogamento, as quais, em sua maioria, poderiam ser prevenidas ou tratadas com apoio social e bons serviços de educação e saúde.
Ainda de acordo com a pesquisa, alguns adolescentes estão mais vulneráveis, devido às circunstâncias em que se encontram, tais como: marginalização e discriminação por orientação sexual, deficiências, doenças crônicas ou etnia; situações de violência, abuso e exploração ou moradia em áreas afastadas, de conflitos ou destruídas por desastres naturais.

O relatório foi elaborado para ajudar países a implementar a Estratégia Global para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (2016-2030) e fornece informações necessárias para a elaboração de medidas que protejam e garantam a qualidade na saúde dos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.