quinta-feira, 15 de junho de 2017

Educação infantil alcança apenas 25% das crianças

Descrição para cegos: imagem mostra cantina de uma creche, com crianças sentadas em várias mesas, enquanto uma professora distribui a comida nos pratos. Outras três auxiliam.

Por Cynthia Silva


De 10,3 milhões de crianças brasileiras menores de quatro anos, somente 2,6 milhões estavam matriculadas em creches ou escolas em 2015. As outras 74,4%, ou seja, 7,7 milhões, não frequentavam nenhuma dessas instituições.
Os dados fazem parte de estudo feito na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), intitulado Aspectos dos cuidados das crianças de menosde 4 anos de idade , divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Dessas, 7,7 milhões de crianças que ficam em casa, 61,8% de seus responsáveis manifestaram interesse em matriculá-las em creches ou escolas, o que representa o total de 4,7 milhões dos casos.
De acordo com o estudo, o interesse do responsável em matricular as crianças em uma dessas instituições, cresce de acordo com o aumento da idade, atingindo os maiores percentuais entre as crianças de 3 anos de idade.
A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança. A descoberta das habilidades, a capacidade de socializar e conviver com as diferenças tem um grande peso na formação desses cidadãos. O inciso IV do artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente determina que é deve do Estado assegurar atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade.
O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, estabeleceu como primeira meta a universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos de idade até 2016 e o aumento da oferta de educação em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças até 2024. 

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