quinta-feira, 22 de maio de 2014

A curiosidade não mata o gato

 A curiosidade é uma característica infantil. Os olhos que não viram muita coisa e a boca cheia de perguntas faz parte de todas elas, que podendo ou não expressar suas dúvidas, são cheias de por quês.
Claro que a paciência nessas horas é fundamental, ainda mais quando uma pergunta leva a outra e a outra, enquanto os adultos que já "sabem de tudo", pelo menos de acordo com a mente infantil, ficam ocupados em sua própria rotina de trabalho, casa e cuidar dos filhos.
Perguntar não é uma coisa ruim, é ótimo. Ajuda a criança a conhecer mais do mundo que é tão novo para ela, traz para si conhecimento que sabe-se lá quando irá precisar, ajuda a se desenvolver socialmente e a identificar o meio em que vive. Ela absorve elementos da cultura, do clima, da família e até de personalidade,pois a forma que a resposta é dada, seja de forma impaciente ou calma, também irá afetar a criança. Uma resposta em tom de briga pode deixa-la com medo de perguntar outras coisas.
E é sobre a curiosidade infantil que trata a música "Oito anos", de Adriana Calcanhotto. Ela usa o personagem Gabriel, um garotinho na idade em que se quer saber sobre tudo e todos, que já aprendeu a falar, mas não conhece o mundo. Mas o personagem não fica apenas ali, pois se encaixa em todas as crianças curiosas, tantos Gabrieis que existem mundo afora com tantas perguntas, e outras mais.
Ingrid Stephane


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.