quarta-feira, 28 de maio de 2014

Filme "O contador de Histórias"

Alguém não acreditou que ele fosse um caso perdido

Foto: divulgação/pôster do filme.
Descrição para cegos: cartaz do filme O Contador de Histórias
mostra fotos dos personagens dispostos na diagonal. Além do
título, há informações e dados técnicos.

Estou aqui para falar de um filme lindo e brasileiríssimo. A produção biográfica  dirigida por Luiz Villaça é intitulada “O Contador de Histórias”, e confesso que arrancou-me algumas lágrimas no dia em que sentei no sofá de minha sala para acompanhar o enredo.

O filme é de 2009 e baseia-se na vida de Roberto Carlos Ramos, que hoje, formado em pedagogia, é reconhecido como um dos dez melhores contadores de história do mundo. Auto-intitula-se de Embaixador do País das Maravilhas.

A história se passa na década de 1970 e conta como Roberto viveu dos seis aos treze anos como interno na Febem, Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor - atual Fundação CASA - , e mesmo sendo rotulado pela instituição como irrecuperável, foi adotado pela pedagoga francesa Margherit Duvas, que com muito carinho e educação conseguiu resgatá-lo do analfabetismo e da marginalidade, transformando-o assim no grande profissional que é hoje.

Naquela época o ECA ainda não estava em vigor, pois só foi aprovado em 1990. As famílias vÍtimas da pobreza eram encorajadas a entregar seus filhos à Febem, acreditando que lá eles teriam mais chances, estudo. Assim aconteceu com Roberto, e, como vemos no decorrer da trama, retrato do que acontecia verdadeiramente, o destino comum daqueles que chegavam à instituição era o crime.

Hoje as crianças e adolescentes possuem um estatuto e seus direitos garantidos por lei, mas existem pessoas defendendo que estamos superprotegendo-as. O adolescente que comete crime é considerado irrecuperável por esse tipo de pessoa, como um dia Roberto foi, mas com ajuda de alguém que acreditou e foi contra isso, hoje ele pode dizer que é um vencedor. (Maryjane Costa)

Vale a pena conferir este filme que foi premiado com o selo da Unesco, Organização das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.