quinta-feira, 22 de maio de 2014

Evite gritar com as crianças

Descrição para cegos: foto mostra o rosto
de um homem com a boca muito aberta e
olhos fechados como se estivesse gritando.
Gritos não são, nem nunca serão a melhor forma de educar as crianças. Elas ficam deprimidas, com medo e perdem a confiança que tem nos pais ou responsáveis, sentem que não podem errar e acabam pressionando a si mesmos, tentando achar a fórmula do filho perfeito que nunca irá existir. Então confira algumas dicas para gritar menos.
Ingrid Stephane
- Toda vez que sentir vontade de gritar vá até a cozinha e tome um copo com água. Este é um pequeno truque que tem duas vantagens: vai lhe dar tempo de mudar a emoção impulsiva do momento e, a água lhe ajudará a trazer o controle emocional para seu corpo, pois hidratando o mesmo, você oxigena o cérebro e pensa melhor, deixando a emoção negativa de lado.
- Sempre pense que seus filhos não tem o mesmo nível de experiência e maturidade que você e que eles estão aprendendo sobre disciplina e respeito com você, então o que deseja ensinar à eles?
- Quando sentir vontade de gritar pense sobre porque você tem filhos e o que deseja que eles se tornem no futuro. Os seus gritos irão ajudar a formar ou deformar a personalidade deles.
- Observe que o seu dia a dia e suas frustrações podem ser geradores de gritos, então tente colocar cada coisa em seu lugar: se você está com problemas financeiros, foque em resolver eles e não em descarregar seus receios e medos nos seus filhos.
Perceba que quanto menos você gritar, mais disciplinados eles irão se tornar. Então se você deseja filhos mais “comportados”, então comece a se comportar também e pare de gritar, afinal a comunicação existe e a cada dia se torna mais cheia de ferramentas e recursos e gritar torna-se cada vez mais um gesto primitivo e que demonstra um baixo nível de educação e tolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.