sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Famílias com mais de 100 crianças são retiradas pela PF de condomínio invadido e dormem em praça de João Pessoa

Descrição para cegos: Na imagem, quadra com colchões, travesseiros, e famílias que estão desabrigadas

Por Maria Eduarda

No dia 12 de julho deste ano, a Polícia Federal cumpriu um mandado judicial de reintegração de posse no condomínio Vista do Verde I e II, no bairro das Indústrias, em João Pessoa. 


O motivo, segundo a Justiça Federal, teria sido a ocupação que acontecia de forma irregular no condomínio. Ao todo, 250 famílias ficaram desabrigadas, e parte delas se alojaram em uma quadra esportiva na Praça da Juventude, no Conjunto Vieira Diniz, na capital paraibana.

Pouco mais de um mês após o mandado, já havia sido confirmado que mais de 300 pessoas estavam na praça, além de 90 crianças de até 12 anos e mais 19 adolescentes.
Com o conhecimento do número de menores que estavam desalojados, a situação dessas crianças foram investigadas através da Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, do Ministério Público da Paraíba, que por meio de visitas de assistentes sociais e psicólogos puderam adotar medidas que preservassem os direitos deles.

Segundo Soraya Escorel, Promotora da infância e juventude do MPPB depois das visitas, um procedimento precisou ser implantado para que fosse iniciado o cuidado com as famílias.“Foi feito um levantamento e instaurado um procedimento administrativo, um relatório do Conselho Tutelar confirmou  a precariedade das condições em que as crianças se encontravam. Com esse procedimento, buscamos tentar garantir auxilio moradia e auxílio alimentação às famílias.” Explicou.

Atualmente, após 3 meses da reintegração do Condomínio, foi firmado um acordo com a comissão representante das famílias pela Prefeitura Municipal de João pessoa que garantiu o pagamento do auxílio-moradia, para 157 das mais de 200 famílias, por seis meses com possibilidade de prorrogação. Segundo a prefeitura, até a próxima terça-feira (30), o pagamento deve atingir a totalidade dos desabrigados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.