quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Importância da Pratica de Atividade Física para Crianças e Adolescentes

Legenda para cegos: Quatro crianças fazendo alongamento, 1 menina e 3 meninos

Por Rebeca Pontes

De acordo com a Lei de número 9.394/96 a disciplina de Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica sendo o aluno passivo à liberação apenas em casos específicos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) todas as crianças e adolescentes deveriam fazer no mínimo 60 minutos de atividade física diariamente.

Um dos maiores males do século XXI, que vem sendo alertado em inúmeras pesquisas cientificas é o sedentarismo que atinge boa parte das criança e adolescentes. Não é à toa que muito se fala acerca dos malefícios dos eletrônicos, computador, celular, videogame e a própria televisão, que são tidos como uma das principais distrações encontradas pelas crianças para não fazer exercícios.

É tão verdade que esse é um assunto abundantemente discutido que em muitas conversas entre pessoas acima de 20 anos ao falar dos “jovens e crianças de hoje em dia” a grande maioria comentaria coisas como “só querem saber de eletrônicos” ou “não brincam mais na rua”. E de fato, com o avanço da criminalidade, principalmente nas metrópoles, capitais e cidades mais urbanas, as crianças não possuem mais muita autonomia e liberdade para brincar nas ruas, e acabam recorrendo à outros meios de diversão que por muitas vezes as prendem no sofá de frente a televisores ou a computadores e celulares.

Nesse cenário destaca-se com veemência a importância do estimulo à prática de atividades físicas nas escolas e em suas casas.  E também a necessidade de um maior incentivo de hábitos alimentares mais saudáveis, com uma menor quantidade de gordura e carboidratos e uma maior inserção de frutas, verduras e legumes.

Segundo Adjane César, professora de Educação Física do IFPB, especialista em Metodologia do Ensino da Dança e treinamento desportivo, mestre em Educação Popular pela UFPB e doutora em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em Portugal, “É muito importante que na escola as crianças aprendam o máximo de atividades possíveis, não só os desportos, mas outras atividades também”. Para ela o estimulo a práticas esportivas é importante, mas é necessário que se mostre aos alunos que existem outras formas de se praticar exercícios além dos esportes corriqueiros.

Adjane ainda explicou que “nem toda criança gosta de esportes e educação física não é só esporte. Nem todo jovem tem perfil de desportista tanto por questões físicas, quanto psicológicas”. Ela disse que além dessas questões vê-se que a gigante maioria das crianças e adolescentes que praticam esportes no período escolar, param de praticá-lo após finalizar os estudos, e que é importante que eles entendam que não podem deixar de praticar atividade física regular e que existem outros meios de fazê-la.

Os benefícios de uma vida com prática de exercícios físicos regulares são muitos, para crianças destacam-se melhorias na capacidade respiratória e no sistema motor, maior força muscular e flexibilidade, além de auxiliar no processo de autoconhecimento. Tem-se como vantagens ainda o auxílio na concentração e no desempenho das atividades escolares, no caso dos desportos ensina a ganhar e a perder, e nos esportes coletivos a importância do outro e do convívio social.

A prática de atividades físicas regulares auxilia no aumento da responsabilidade dos jovens e os tornam adultos mais comprometidos com seus afazeres e com um senso de certo e errado bem formado. O estimulo a práticas esportivas é extremamente importante e atua como ponto determinante na criação de conceitos cidadãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.