terça-feira, 13 de novembro de 2018

Índice de evasão escolar e sua principal causa: trabalho infantil

Legenda para cegos: Charge de Ivan Cabral sobre evasão escolar 

Por Gleyce Marques 

A evasão escolar ainda é um problema a ser enfrentado no Brasil. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a chamada Pnad Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado também no Anuário Brasileiro de Educação Básica 2018, revelam o alto índice de abandono nas escolas brasileiras.
Legenda para cegos: Gráfico que ilustra a situação de conclusão de jovens no ensino fundamental

A evasão de alunos no ensino médio, se concentra em maior número no norte e nordeste do país, com aproximadamente 12,5% e 12,2% respectivamente. A explicação para esse fato é simples, está relacionada diretamente com as condições socioeconômicas divergentes das regiões do país. O gráfico abaixo aponta o índice de desistência dos alunos do ensino médio, em que não concluíram o ano letivo de 2014, e não se matricularam no ano letivo seguinte.
Legenda para cegos: Gráfico que ilustra o índice de evasão de alunos do ensino médio.


Soraya Escorel atua como Promotora da Infância e Juventude no Ministério Público da Paraíba desenvolvendo ações protecionistas em prol da criança e do adolescente dessa região. Ela acredita que um dos principais fatores que desencadeiam esse fenômeno é o trabalho infantil.
Legenda para cegos: A dupla jornada infantil- trabalho e estudo
 


Uma dessas crianças que teve sua infância trocada pelo trabalho foi a de Graça Ribeiro, trabalhou “desde que se entende por gente”.  Por imposição da sua situação econômica e de sua família, largou os estudos bem cedo para ajudar seu pai na roça, “Eu tive que ajudar meu pai na roça, então estudos que era bom, nada. Trabalhava de sol a sol, era uma rotina muito cansativa. Eu incentivei muito meu menino (filho) a estudar, ele tá fazendo faculdade pra melhorar de vida, enquanto isso eu vendo lanche pra ajudar ele e sustentar a gente”, disse Graça, hoje com 52 anos, é autônoma, dona da sua própria carrocinha de cachorro quente, e com muito orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar. Seu comentário será publicado em breve.